quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FERRAMENTAS DE AUTORIA

Hoje na rede mundial, a internet, já é possível utilizar várias ferramentas gratuitas que podem ser úteis para professores em  atividades para sala de aula e extra-classe. Abaixo, segue algumas que selecionei por achar mais interessante:


Ferramenta 1: Google Sites
Endereço na Web: http://sites.google.com

Porque da escolha

O Google sites é uma maneira fácil e rápida de criar uma página web, não precisa nenhum conhecimento de HTML e traz vários modelos para personalizar a página e o mais importante é gratuito. O cadastro no Google sites permite criar mais de uma página web.

Como utilizaria esta ferramenta em um contexto educacional


O google sites permite ao professor utilizá-lo de diversas formas. Como  primeiro exemplo em uma classe de ensino médio, pode sugerir aos alunos que se cadastrem e que utilizem o site para criar um portfólio. É uma grande oportunidade para incentivar os alunos a começarem escrever seus textos on-line.
Um segundo exemplo seria, o professor criar um site onde faria divulgação de sua disciplina, criaria uma página para disponibilizar atividades extra-classe. Divulgaria notas, utilizando planilha do google docs. Disponibilizaria links para pesquisa e aprofundamento do conteúdo e, pode criar exercícios no google docs para serem divulgados pelo site e enviados. Um exemplo pedagógico que utiliza a ferramenta google sites, é a do professor ANTÓNIO ALVES (FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA), onde utiliza o site para disponibilizar exercícios para aprofundamento da gramática.

Ferramenta 2: Edmodo
Endereço na Web: http://www.edmodo.com/

Porque da escolha

O Edmodo é um software livre que permite o professor criar aulas virtuais para suas turmas, convidando os alunos para participarem de um grupo onde poderão realizar as atividades propostas pelo professor, permite interações através de mensagens, criar tarefas, enquetes, inserir arquivos de modo fácil e didático. Permite a divulgação das atividades em um calendário, divulgação das notas e uma biblioteca virtual (onde o professor pode inserir arquivos e links para auxiliar as tarefas).

Como utilizaria esta ferramenta em um contexto educacional


Criaria grupos de estudos para os alunos, incentivando-os a estudar sobre o conteúdo da disciplina. Como a plataforma permite criar enquetes, desenvolver tarefas, disponibilizar arquivos, fica fácil desenvolver um plano de aula onde o professor pode ir além dos 50 minutos de seu tempo em sala. Muito interessante é o meio de comunicação por mensagens utilizando e-mail, mensagem de texto ou twitter, assim o professor pode enviar alertas aos alunos, sobre prazos, notas disponíveis, novas atividades, entre outros.
O professor tem a opção de se cadastrar e especificar o nome da escola em que trabalha, assim pode também comunicar-se com os colegas da mesma instituição, criarem grupos juntos e socializarem um plano de aula, conteúdos da biblioteca etc.
Enfim, é um ótimo recurso para organização de trabalhos em grupos.

Ferramenta 3: Edublogs
Endereço na Web: http://edublogs.org/


Porque da escolha

O edublogs é uma rede de blogs educacionais. Você faz um cadastro gratuito e tem permissão de criar um blog com objetivo educacional, na rede você é estimulado a trabalhar com alunos de forma interativa, o blog tem uma aparência de uma página de web e permite criar páginas independentes.

Como utilizaria esta ferramenta em um contexto educacional


A rede edublogs é uma rede criada nos EUA, mas com o objetivo de atender apenas professores e alunos que têm interesse em utilizar o blog de forma educacional. Criado desde de 2005 já conta com participação de professores e estudantes de vários países, inclusive do Brasil.
Esta rede é interessante para o professor, pois permite que os estudantes criem seus blogs onde o professor pode administrar junto com o aluno. Isto é importante, pois o controle do professor sobre as publicações dos alunos é maior, tornando assim o blog uma ferramenta de interação, mas de uso exclusivo para a educação.
Como aqui no Brasil, o professor costuma ter mais de uma turma, eu sugiro que o professor utilize o edublog para criar blogs para as turmas, e não individual (para cada aluno).
Disponível nas páginas do site, algumas maneiras de utilizar o blog pedagogicamente:
1.    Compartilhar materiais, notícias, downloads, links e muito mais
Qualquer coisa que você postar em seu blog será imediatamente acessível por seus alunos da escola e de casa. Além do mais, você pode gerenciar facilmente quem consegue acessá-los através de senhas e das medidas de privacidade.
2.    Facilitar a discussão e colaboração online
Os alunos podem simplesmente responder a posts e discutir temas através de comentários ou usar fóruns.
3.    Criar blog da turma em que os alunos podem facilmente publicar e você pode editar facilmente
O edublog permite criar blogs com designs personalizados de forma a despertar o interesse da turma na publicação colaborativa do blog.
4.    Divulgando notícias no boletim de noticias, o blog educacional permite aos pais ficarem em contato, sabendo o que está acontecendo em sala de aula.
5.    O blog é um lugar fácil para integrar outras ferramentas virtuais, como  vídeos, podcasts e outros meios de comunicação.
6.    O professor pode utilizar o edublog para criar blogs para grupos específicos na escola, como clube de matemática, eventos esportivos entre outros.
7.    O professor pode utilizar o blog como meio de pesquisa, utilizando os comentários, fóruns e até mesmo formulários.

Estas são algumas da possibilidades citadas no site do edublogs, mas como a rede é muito grande, fóruns de discussão são um ótimo caminho para trocar experiências e observar como outros professores, de diversos países têm utilizado blogs como ferramenta de interação e criatividade com alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

antispam

Moran on Twitter